1
Colunas Cuidados com a voz

ALTERAÇÃO NA VOZ!

Seu filho apresentou repentinamente alterações na voz e no comportamento? Alerta máximo!

É claro que não nos referimos aqui, àquelas alterações de voz e afins que os meninos enfrentam na puberdade, mas dos efeitos das drogas sobre a voz. E com filhos adolescentes, iniciando a vida social, todo cuidado é pouco.

cigarro de maconha e uso da cocaína contém substâncias altamente irritantes. No caso da maconha, o ato de fumar, apertando o cigarro com os dedos e retendo a fumaça no corpo, aumenta em muito o calor que atinge a laringe, prejudicando ainda mais seus tecidos. Além disso, o uso da maconha altera o comportamento do indivíduo, causando sonolência, alteração na fluência e ritmo da fala, além dos danos cognitivos.

Já o uso da cocaína provoca irritação dos tecidos das vias aéreas ( do nariz a laringe) podendo causar ferimentos graves, como a perfuração do septo nasal. A voz pode ficar rouca , pastosa e nasal. Seu consumo também leva á ansiedade e tremores do indivíduo. Além de prejudicar a voz, há consequências sociais e profissionais negativas.

O alerta, na verdade, vale para todos! O consumo de drogas só acarreta danos e nenhum benefício, seja na voz, seja na vida.

DIGA NÃO ÀS DROGAS!

Sobre o Autor

Pollyana Caetano

Pollyana Caetano

Pollyana Caetano é Bacharel em fonoaudiologia pela UBDB/MS e especialista em voz.

CRFa 6-8944

Deixe um comentário

Agência Blank