1
Colunas Longevidade

CONHEÇA A SÍNDROME DO OVERTRAINING!

Dra Ritz
Escrito Dra Ritz

Todos já sabem dos benefícios que a prática regular de atividade física proporciona para a vida das pessoas, mas vale citar:

  1. melhora do bem-estar e qualidade de vida
  2. melhora da saúde física e mental
  3. melhora da estética e auto-estima

Acontece que como tudo na vida, até a atividade física quando em excesso, pode causar o efeito contrário, e se ultrapassar os limites físicos, pode causar riscos à saúde, e levar à chamada Síndrome do Overtraining.

A Síndrome do Overtraining pode atingir homens e mulheres, desde atletas de alto rendimento até pessoas que treinam fora de níveis profissionais.

Quem chega ao Overtraining geralmente exagera no exercício de forma repetitiva, não se alimenta adequadamente, não repondo os substratos e nutrientes necessários, e não descansa o suficiente para o organismo se reestabelecer, regenerar e recuperar de forma pelna após as atividades físicas intensas.

Pode-se perceber que se chegou ao Overtraining quando a pessoa, embora pratique atividades físicas normalmente, passa a ter:

  1. diminuição no desempenho ou dificuldade de recuperação pós-treinamento
  2. cansaço excessivo
  3. falta de força ou resistência
  4. fadiga muscular intensa
  5. baixa imunidade
  6. falta de apetite
  7. dificuldade para dormir
  8. lesões frequentes
  9. regressão ou estagnação nas suas metas e planejamento

O Overtraining pode levar a importantes lesões e rompimentos musculares e ligamentares,assim como casos extremos de fraturas ósseas.

A razão é que a sobrecarga excessiva sem a recuperação adequada (alimentação e descanso), desencadeia uma série de alterações no metabolismo, prejudicando o funcionamento do sistema musculo-esquelético, cardiovascular, neuro-endócrino e até nas defesas orgânicas e sistema imunológico.

Fique alerta e saiba identificar os primeiros sinais e sintomas.

Se for o caso, desacelere um pouco para que o corpo tenha tempo de se recuperar na sua plenitude.

Boa sorte e foco sempre!

Sobre o Autor

Dra Ritz

Dra Ritz

Graduou-se em Medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), cursou Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Federal do Andaraí, e se especializou em Medicina de Submarino e Escafandria, pelo Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché, Marinha do Brasil.
Traduz o estilo de vida que transmite aos seus pacientes, sendo uma grande incentivadora e estimuladora de hábitos de vida saudáveis.
Promove e incentiva a busca por uma melhor qualidade vida e a adoção de um programa de manutenção preventiva da saúde, ferramentas chaves para uma longevidade saudável.
Realiza Palestras por todo o Brasil em congressos, feiras, exposições, empresas, eventos corporativos, academias de ginástica, programas de rádio e TV, divulgando o Envelhecimento Saudável, a Longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva.
Sendo atleta fisiculturista há aproximadamente 25 anos, serve de exemplo e estímulo para seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Deixe um comentário

Agência Blank