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O QUE VOCÊ PODE FAZER AGORA PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL?

Dra Ritz
Escrito Dra Ritz

Não é nenhum segredo que hoje em dia as pessoas estão vivendo por mais tempo. De 1921 a 2011, a expectativa de vida no Canadá aumentou de 57,1 anos para 81,7, um ganho de 24,6 anos. Se você quiser tirar o máximo proveito desses anos, siga estas orientações simples:

 

Cuide do seu coração.

O exercício tem um efeito dilatador sobre os nossos vasos sanguíneos reduzindo assim a pressão arterial e criando um sistema circulatório mais eficiente. Açúcar, sal e gordura têm efeito oposto. Eles constringem os vasos sanguíneos, estabelecendo placas ao longo das paredes dos vasos. O açúcar é particularmente prejudicial, pois pode danificar os próprios vasos sanguíneos. Ninguém é perfeito, até mesmo os melhores fisiculturistas e atletas têm aquele dia da semana chamado de “cheat day”, ou dia da trapaça. Mas se você quiser desfrutar de boa saúde por muitos anos futuros, você deve fazer um compromisso consigo mesmo para se exercitar em uma base regular. Trinta minutos de atividade moderada à vigorosa, cinco dias por semana, é o padrão para os canadenses.

 

Cuide do seu intestino.

A manutenção de um sistema digestivo saudável tem um efeito profundo na sua saúde geral. Uma digestão prejudicada, muitas vezes, resulta em inflamação do intestino, o que provoca inflamação em um nível sistêmico. Ingira bastante fibras (tanto solúveis quanto insolúveis). Coma alimentos fermentados, como picles, salada de repolho ou chucrute que irão fornecer bactérias saudáveis para ajudar a quebrar os alimentos em seu estômago. (Se você não gostar desses tipos de alimentos, você pode comprar enzimas digestivas em uma loja de alimentos saudáveis. Consulte seu médico antes de introduzir algo de novo em sua dieta no caso de representar um risco para a sua saúde.)

 

Beba bastante água todos os dias.

Se você não tiver certeza quanto de água beber, uma boa regra de ouro é de oito copos por dia para começar. Um copo é apenas 240ml. Aumente a quantidade, se possível. Ficar adequadamente hidratado apresenta uma série de benefícios: desde que o tecido cerebral é composto por 75% de água, a água ajuda muito o cérebro; ajuda a ativar o nosso metabolismo na parte da manhã; dá a nossa pele um brilho saudável; ajuda a eliminar as toxinas do nosso corpo; e, se não muito óbvio, evita a desidratação.

 

Alongue-se diariamente.

Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu próprio futuro é desenvolver uma rotina de alongamento diário. A partir de cerca dos 35 anos, nossos corpos começam a perder massa muscular naturalmente, através de um processo chamado de sarcopenia. Para muitas pessoas, por volta de seus 50, 60 e 70 anos, seus músculos encolhem, afetando suas articulações, muitas vezes levando a alterações posturais, especialmente nos quadris e coluna vertebral. Isto, por sua vez, pode levar a alterações nos padrões da caminhada e, finalmente, resultar num aumento do risco de queda e lesão.

Sobre o Autor

Dra Ritz

Dra Ritz

Graduou-se em Medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), cursou Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Federal do Andaraí, e se especializou em Medicina de Submarino e Escafandria, pelo Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché, Marinha do Brasil.
Traduz o estilo de vida que transmite aos seus pacientes, sendo uma grande incentivadora e estimuladora de hábitos de vida saudáveis.
Promove e incentiva a busca por uma melhor qualidade vida e a adoção de um programa de manutenção preventiva da saúde, ferramentas chaves para uma longevidade saudável.
Realiza Palestras por todo o Brasil em congressos, feiras, exposições, empresas, eventos corporativos, academias de ginástica, programas de rádio e TV, divulgando o Envelhecimento Saudável, a Longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva.
Sendo atleta fisiculturista há aproximadamente 25 anos, serve de exemplo e estímulo para seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

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